domingo, 5 de agosto de 2007

Aos Pais, nas férias dos filhos pré-adolescentes

















Os vossos filhos na pré-adolescência têm uma capacidade de absorção espantosa relativamente a tudo quanto observam com alguma atenção.
Libertos das tarefas escolares, que em certa medida são susceptíveis de os constrangerem, não devem nas férias ser deixados num vazio de aprendizagem. Esta tem que continuar por uma outra forma, subtil, despida de um sentido de obrigação. Hiatos na aprendizagem dos pré-adolescentes traduzem-se, não pouco frequentemente, em retrocessos.
«Porquê?» é uma pergunta muito recorrente nas crianças.
É indispensável que este «porquê?», que nelas surge com a maior naturalidade, se prolongue igualmente com a mesma naturalidade na pré-adolescência. Grande parte das vezes, este «prolongamento» necessitará do vosso incentivo.
Sois uma peça essencial no despertar da atenção dos vossos filhos para o mundo que habitam, para as coisas que os rodeiam. E também, e principalmente, para a relação do que é com o que imediata ou mediatamente o origina.
Ou seja, para a existência neles de um tangível sentido de curiosidade e de interrogação com vista a uma resposta satisfatória.
Tudo em ordem à predisposição para um posterior estado de espírito de superação da descoberta inter-relaçional.
Para os pré-adolescentes, as publicações sob a designação genérica «A Primeira Enciclopédia Larousse», abrangendo os temas mais diversificados, afiguram-se ser, nas férias, um instrumento auxiliar ideal para este permanente despertar da atenção.
Por isso aqui reproduzimos as capas de algumas delas.
As imagens que as ilustram e a simplicidade da linguagem a par da exactidão da relação ou interacção dos fenómenos e da sua explicação, concorrem decisivamente para a proposta que vos formulamos.

1 comentário:

Anónimo disse...

oferece um ao henrique.
beijo
cd